Congresso mantém veto de Bolsonaro a aumento de renda mínima para receber o BPC

O Congresso Nacional manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro ao trecho da lei do auxílio emergencial que aumentava o limite de renda mínima para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). A votação ocorreu em sessão virtual nesta quarta-feira (dia 12), com 421 votos a favor do veto, 19 contra e uma abstenção.

benefício assistencial é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência cuja renda familiar mensal por pessoa seja abaixo de 1/4 do salário mínimo — ou seja, R$ 261,25. A proposta dos deputados e senadores inicialmente era de que esse limite fosse aumentado para meio piso nacional (R$ 522,50).

Na justificativa do veto, Bolsonaro afirma que a ampliação dos critérios para concessão do BPC vai contra a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020.

Como os vetos foram mantidos pelos deputados federais na primeira parte da sessão do Congresso, eles não precisaram ser votados no Senado.

Fonte: Jornal Extra

Publicado por Deficiência em Foco

Espaço destinado para informações, discussões e pesquisas sobre todos os tipos de deficiências.

Um comentário em “Congresso mantém veto de Bolsonaro a aumento de renda mínima para receber o BPC

  1. Um absurdo 1/4 para cada pessoa da casa .
    Eu sou mãe de um filho 39 anos acama desde q nasceu com paralisia cerebral meu filho é um bebezão .
    Depende de mim 24 horas .temos muitos gastos .fraldas medicaçoes alimentos roupas …ETC… O salário do pai é 1.500 .desse salário pagamos água luz mercado farmacia .cada x q precisa de uma cadeira de banho .ou de rodas temos q fazer canpanha .meu filho não recebe nada do governo .
    Faz 1 ano e 8 meses q entrei na justiça até agora nada .
    Esses Filho da FDP.
    Não estou nem ai com o deficientes .
    Mais Deus não dorme .vão pagar por tudo.
    Acho isso muito de

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora