Novo RG substitui 13 documentos, inclui dados como o tipo de deficiência e já está disponível em 12 estados

#PraTodosVerem: Na imagem mostra detalhes do novo RG, na imagem são destacados como itens de segurança e as novidades do documento. Fim da descrição. Foto: Internet/Divulgação.

O novo RG (Carteira de Identidade) já está disponível em 12 estados, e em alguns deles o novo documento é emitido de forma gratuita.

O que pode ser colocado no novo RG?

Podem ser incluídos os números de vários outros documentos. Além do CPF, é possível adicionar os dados de NIS/PIS/PASEP, bem como o título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cartão nacional de saúde, tipo sanguíneo e deficiência (se tiver). Para isso, basta apresentar os originais no momento da solicitação e pedir sua inclusão.

Além disso, os cidadãos também podem usar seu nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil. De acordo com o Governo, a inclusão desses dados é facultativa. Os RG´s atuais continuam a valer — então, não é necessário correr para adotar o novo modelo. Quem quiser trocar, no entanto, deve marcar um horário para atendimento, o que pode ser feito pela internet.

Lista de documentos que podem ser inseridos no novo RG:

  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho
  • Certificado Militar
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • CPF
  • Documento de Identidade Profissional
  • Documento Nacional de Identificação (DNI)
  • Carteira Nacional de Saúde
  • NIS
  • PIS/Pasep
  • Tipo sanguíneo
  • Fator RH (tipo sanguíneo)
  • Tipo de deficiência

Onde posso fazer o novo RG?

O novo RG já pode ser emitido nos estados de Goiás, Pernambuco, Distrito Federal, Mato Grosso, Acre, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Já estados como Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Espírito Santo (ES), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Sergipe (SE) e Tocantins (TO) deverão implantar o novo modelo até março de 2020. Esse é prazo final determinado pelo decreto 9.278, da Presidência da República.

Publicado por Deficiência em Foco

Espaço destinado para informações, discussões e pesquisas sobre todos os tipos de deficiências.

22 comentários em “Novo RG substitui 13 documentos, inclui dados como o tipo de deficiência e já está disponível em 12 estados

  1. Porque uma pessoa que é postadores de uma deficiência e está é irreversivel os órgãos sempre estão pedindo laudo atual,? Acho uma coisa desnecessário ,eu acredito e penso que o laudo poderia ter no mínimo uma duração de cinco anos.

    Curtir

    1. A atualização do laudo serve para a comprovação em si, mas também serve para medir o índice de comprometimento da vida da pessoa em relação a deficiência, pois com o passar do tempo nosso estado de saúde pode regredir por conta dessa condição.

      Curtir

  2. Boa tarde sou deficiente físico já tentei tirar a nova indentidade mais não aceitaram meu laudo disseram q não provava a deficiência meu cid S76.1 T93.5 sou do Maranhão,o q devo fazer.

    Curtir

  3. O RG deveria ser modelo único para todo o Brasil, é uma vergonha nosso RG, porque as pessoas podem tirar um RG em cada Estado, facilitando o número de ladrões e caloteiros.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora